Todd Gurley: O melhor running back em atividade?

Discutivelmente o melhor time em atividade na NFL, o Los Angeles Rams é um conjunto de grandes talentos reunidos sob o comando de um ótimo e ascendente head coach, Sean McVay. Invictos em 2018, o grande nome da equipe é o running back e atual jogador ofensivo do ano da liga, Todd Gurley.

Gurley tem até aqui 15 touchdowns totais, sendo 11 corridos e 4 recebendo passe, além de 800 e 351 jardas respectivamente. Estes números tornam o camisa 30 da equipe o líder tanto entre jardas corridas como em jardas totais (soma entre jardas aéreas e no chão).

Sem Le´Veon Bell atuando, abre-se a discussão: Seria Todd Gurley o melhor running back em atividade na NFL?

Em uma liga que atualmente conta com grandes nomes como Ezekiel Elliott, Kareem Hunt, Lamar Miller, Melvin Gordon e novatos ascendentes como Saquon Barkley, Kerryon Johnson e Sony Michel, pode-se dizer que a NFL está muito bem servida de talentos na posição de running back, que após sofrer com anos de baixa e desvalorização, parece dar sinais de retorno a sua devida importância.

E um dos pontos principais é a dinâmica na posição. A NFL hoje é uma liga onde os running backs que mais se sobressaem são aqueles que trabalham bem tanto como opção de passe como no jogo corrido, e neste ponto Gurley evoluiu significativamente desde a chegada de McVay. A quantidade de targets, bolas lançadas em sua direção, entre 2015 e 2016 foram 84, tendo sido 64 delas concluídas com recepção. Vale ressaltar que estes são os anos com Jeff Fischer no comando da equipe. Já se considerarmos apenas a temporada 2017, com McVay, estes números foram 87 e 64 respectivamente.

O que quer dizer que desde que passou a ser uma opção mais utilizada no jogo aéreo, o desempenho de Gurley aumentou significativamente. Não é a toa que, como falado anteriormente neste texto, foi considerado o jogador ofensivo do ano de 2017 com 2093 jardas totais (liderando a liga) em 343 toques na bola.

E em 2018?

Analisando as oito rodadas até aqui e fazendo uma projeção até o fim da temporada, Todd Gurley pode terminar o ano com 338 carregadas para 1600 jardas e 22 touchdowns corridos. Já considerando all purpose, seriam 400 toques na bola, 2302 jardas e 30 touchdowns. É importante mencionar que o recorde da NFL no último critério é de 31 TDs, por LaDainian Tomlinson em 2006, temporada onde foi MVP.

Resultado de imagem para ladainian tomlinson 2006 season

O lendário running back dos Chargers com metade do caminho percorrido no ano em questão tinha os seguintes números:

206 toques na bola
1151 jardas
14 touchdowns

 

Ou seja, Gurley supera LT em touchdowns totais, empata em jardas e perde em toques na bola.

Ainda é muito cedo para cravar o camisa 30 dos Rams como MVP da temporada, mas na corrida para esta conquista ele certamente é um dos principais nomes, se não o principal. Está fazendo por merecer e sim, é o melhor running back em atividade na NFL.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *