Thielen na busca pelo recorde

Líder em jardas recebidas na NFL com 947, Adam Thielen vem tendo uma temporada de grande destaque até aqui. O wide receiver dos Vikings teve a sua sequência de partidas com 100 jardas ou mais interrompida na última semana (dia 4) contra os Lions. Os oito jogos atingindo triplo dígito é um recorde na liga, recorde este que é dividido com Calvin Johnson, curiosamente da equipe de Detroit, último adversário de Thielen e dos Vikings.

Megatron conseguiu o feito em 2012, mesmo ano onde quebrou o recorde da NFL de jardas recebidas em uma temporada, com 1.964. O líder neste critério, até então, era Jerry Rice, com 1.848 jardas, em 1995. Posteriormente, Julio Jones dos Falcons conseguiu 1.871, em 2015, e também ultrapassou Jerry Rice, conquistando o segundo lugar.

Será que Thielen conseguirá ultrapassar o feito do lendário wide receiver dos Lions?

Analisando os números de Calvin Johnson, sua média de jardas por jogo em 2012 foi de 122,75. Para atingir este feito, o atleta foi alvo de Matthew Stafford 12,75 vezes a cada partida. Após um começo discreto, Johnson acelerou o ritmo e atingiu a citada marca consecutiva a partir da semana 8. Foi na última rodada, contra os Bears, que a fantástica sequência teve um fim.

Megatron terminou a temporada com 204 alvos, 122 recepções, 1964 jardas e apenas 5 touchdowns.

Faltam 7 jogos para Adam Thielen e não será nada fácil ultrapassar Calvin Johnson. Até o momento a média de jardas por partidas do camisa 19 dos Vikings é 105,22, ou seja, 17,53 jardas a menos que Johnson. Portanto, para ultrapassar Megatron, Thielen precisará manter uma média de 145 jardas por jogo. Uma missão muito difícil, especialmente porque enfrentará ainda Seahawks e novamente os Lions, que estão entre as 10 melhores defesas contra o jogo aéreo, além dos Bears duas vezes, que está em 12º neste critério, e o Packers, 10º. As situações mais favoráveis são contra os Patriots e os Dolphins.

A média de Thielen é significativamente menor também que a de Julio Jones (116,93), Jerry Rice (115,5), Antonio Brown (114,62) e Isaac Bruce (111,31), os cinco melhores na história da NFL em jardas recebidas em uma temporada.

Foi maravilhoso ver o recorde de oito partidas consecutivas com 100 jardas ou mais ser atingido, especialmente por um atleta que superou tantas adversidades ao longo de sua carreira como Thielen, porém o feito histórico de Calvin Johnson de jardas em uma temporada deve permanecer novamente inalcansável. E verdade seja dita, talvez ainda seja por um grande tempo. Mesmo assim, é de se reverenciar o grande ano do wide receiver dos Vikings até aqui e certamente deverá fazer parte do primeiro time All-Pro da NFL em 2018.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *