Time dos 100 Anos da NFL – Parte I (Especialistas)

Em 1994 a NFL resolveu homenagear os grandes nomes que fizeram parte da história da liga ao criar o time de todos os tempos até então. Chamado de NFL 75th Anniversary All-Time Team, esta seleção foi feita através de um comitê composto por membros da mídia e pessoas que fizeram parte de alguma forma do esporte.

A lista é fantástica, composta de membros do hall da fama, com exceção de Billy Johnson, retornador de punt, e você pode conferir na íntegra aqui:

No time de 75 anos foram escolhidos:

4 Quarterbacks
7 Running Backs
4 Wide Receivers
2 Tight Ends
3 Tackles
3 Guards
2 Centers
3 Defensive Ends
3 Defensive Tackles
7 Linebackers
4 Cornerbacks
3 Safeties
1 Punter
1 Kicker
1 Punt Returner
1 Kick Returner

Ou seja, ao todo foram 49 atletas.

Resolvi usar um critério diferente. Fiz um elenco completo, com 53 jogadores, contando jogadores de Special Team. Só irei alterar um pouco a quantidade, por exemplo, considerando menos que 7 running backs e 7 linebackers.

Neste primeiro texto irei falar dos especialistas, tanto retornadores, quanto kicker e punter.

Começando pelos retornadores, já dá para ter ideia que alguma injustiça será cometida. Brian Mitchell, Devin Hester, David Meggett, Eric Metcalf, Joshua Cribbs, Dante Hall e Gale Sayers mereceriam esta premiação, por isso separei um especialista para kickoff e outro para punt e os escolhidos foram:

Kickoff Return: Gale Sayers

Um jogador que tem a melhor média de jardas por retorno de kickoff já merece destaque. E quando consegue atingir a marca de 6 touchdowns, até então o maior número em 91 retornos, ai merece um destaque maior ainda. Se Sayers tivesse tido o mesmo número de retornos que Dante Hall e Joshua Cribbs, por exemplo, seriam 13.035 jardas e 28 TDs. Não dá para não colocá-lo aqui.


Punt Returner: Devin Hester

Completando a dupla de ex-Bears, Devin Hester causou um verdadeiro auê na NFL se tornando peça fundamental para Chicago. Quem não lembra do retorno para TD em um kickoff no Super Bowl contra os Colts? Ainda melhor como retornador de punt, Hester lidera na história da liga em touchdowns, 14, e é o terceiro em jardas, só perdendo para Brian Mitchell e David Meggett. A média, entretanto, é maior que a de ambos com menos retornos. O problema dele foi querer fazer algo além de ser especialista. Aí é onde a coisa desandou. Considero, no geral, Hester o maior especialista em retorno da história da NFL.


Kicker – Adam Vinatieri

Já na posição de kicker, na minha opinião é incontestável o posto para Adam Vinatieri. O kicker mais clutch da história é exatamente o cara que você precisa para decidir sua partida. Decidiu no grande palco mais de uma vez. Durante seu período nos Patriots, o jogador teve um total de 18 field goals para vitória, com um minuto ou menos de jogo restante. Justin Tucker poderia pleitear esta vaga por ser praticamente automático, mas não tem como não reverenciar o kicker que fez história ajudando a iniciar a mais bem sucedida dinastia da história.

Por fim, punter.

Quem acompanha o 45 jardas já pode me ouvir falar de Ray Guy, lendário punter do Oakland/Los Angeles Raiders, durante os anos de 1973 a 1986. Três vezes campeão, Guy foi nomeado o mesmo número de vezes para o primeiro time all-pro, tendo uma média de 42,4 jardas por chute ao longo da sua carreira. Sua trajetória fez com que fosse eleito para o Hall da Fama, de forma mais que merecida, inclusive, mas, essa premiação vai para um cara que construiu uma sólida carreira também nos Raiders, e que continua na NFL até hoje: Shane Lechler. Membro do primeiro time da década de 2000, Lechler foi eleito seis vezes para o primeiro time all-pro e três vezes para o segundo. Liderou em jardas em cinco oportunidades e é o segundo na história neste critério. O mais absurdo, sem dúvida, é a sua média por punt: 47,6, que o torna o número 1 de todos os tempos. Destaque para o ano de 2009, onde conseguiu 51,1 jardas por punt, liderando a liga. Fato que ele repetiu, além desta, mais 4 vezes.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *