• Rafael Brasileiro

Como acompanhar o jogo poderá ser diferente quando a NFL voltar?


Será que veremos arquibancadas assim durante os jogos de 2020?

Ando muito ligado à pesquisa de marketing e como a tecnologia tem sido importante nos últimos anos de várias formas. Logicamente, comecei a pensar como isso mudou a relação com o esporte e em poucos anos demos saltos que nunca imaginávamos. Fomos para situações que eram consideradas impossíveis há poucos anos. Uma revolução que eu sempre me pergunto onde vai parar.


Lembro que quando comecei a acompanhar a NFL, tinha que assistir a versão argentina do Sportscenter para saber os resultados e ver alguns lances do domingo. A criação do tempo real em alguns sites facilitou a vida, mas em 2008, tudo mudou. O Game Pass foi criado e a forma de ver a bola oval virou algo exclusivo. Todos os jogos da temporada regular era algo impensável no passado. A qualidade máxima era com 700kb e só era possível ver um jogo. Nada de várias telas para acompanhar dois, três ou quatro jogos ao mesmo tempo. Mas e daí? Era uma evolução! Em 2007, eu já jogava Fantasy Football com meus amigos em plataformas online. A tradição existe até hoje e até troféu temos. Talvez por isso eu tenho dado mais importância à disputa com meus amigos nos últimos anos. Relembrando tudo isso, vendo a quantidade de informação que temos (que às vezes é até exagerada), fico imaginando qual será a próxima inovação e a Covid-19 pode acelerar algumas coisas.


Com a volta de alguns esportes ao redor do mundo, vemos que as arquibancadas vazias têm recebido alguns tipos de ações para o torcedor ou para garantir alguma cota de patrocínio. Até agora tenho visto pouco que me interesse. Mas vejo que a NFL pode inovar em alguns pontos.

Já imaginou se alguns jogadores tivessem câmeras no capacete? Ou se pudéssemos mergulhar no que o técnico está vendo da sideline? Não consigo ver Bill Belichick com uma câmera pendurada na cabeça ou no ombro, mas seria algo diferente de se ver. Eu até tentei pensar em algo diferente para as arquibancadas, mas é quase certo que veremos torcedores nelas. Por que? Porque a NFL declarou que deixará os times seguirem as regras estaduais para a permissão de pessoas nas arquibancadas.


Deverá existir algum tipo de distanciamento social e que tal os assentos vazios serem “ocupados”. Imagine que seu amigo não tinha como ir ao jogo, mas ele pode se “sentar ao seu lado no estádio de forma virtual e dar aquela cornetada quando o quarterback errar o passe? Talvez esteja pensando muito na frente, porém para uma liga que tem a microsoft como patrocinadora e que nada em bilhões de dólares, inovação é o que se espera.


E você? O que faria para a experiência ser diferente para quem está em casa? Deixe a sua opinião nos comentários.

45 Jardas

  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

© 2020 by 45 Jardas

Newsletter 45 Jardas